Quem sou eu

Minha foto
Santiago do Chile, Chile
Viajar é meu esporte favorito, mal chego e já estou planejando qual será o meu próximo destino. Depois de trabalhar por mais de uma década na gestão de marketing em uma multinacional em Floripa, e passar um ano sabático explorando novos sabores, culturas e lugares, vim morar em Santiago do Chile. Espero que minhas experiências sejam úteis e instiguem amigos e desconhecidos a desbravar novos e deliciosos destinos.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Os Tesouros de Cartagena

Cartagena das Índias foi o principal porto de embarque dos tesouros que a Coroa Espanhola garimpava em sua parte da América. Esmeraldas, ouro, madeira, pedras preciosas e especiarias eram armazenadas aqui à espera dos galeões espanhóis para enriquecer reis e nobres do Reino de Granada. Por isso, foi alvo constante de ataques de piratas do caribe e da cobiça do império inglês, que travou aqui batalhas memoráveis cujos relatos e marcas ficaram nas ruas desta cidade, que hoje é um patrimônio mundial cultural e arquitetônico pela Unesco.
Depois de anos de decadência, pois com sua independência deixou de ser uma cidade portuária importante e recebeu no final do século XIX grande migração dos negros aforriados das ilhas caribenhas, a cidade passou a ter sua arquitetura recuperada e, nas últimas décadas, tornou-se um destino de charme e gastronomia na costa colombiana no Caribe. Sem dúvida, uma cidade deliciosa de ser descoberta, além de ilhas que ficam a 1h de lancha para você se esbaldar nas areias brancas e mar verdinho do Caribe.
Aproveitei minhas milhas da TAM e embarquei no último feriado de novembro para 5 noites neste destino que tanto inspirou um dos meus escritores preferidos, Gabriel Garcia Márquez, e que fica apenas 5 horas de viagem de São Paulo. Conheça a seguir as dicas e lugares que garimpei com muito carinho para este blog.

Como chegar
A TAM têm vôos diretos para Bogotá a partir de Guarulhos. Além dela, Avianca e Copa Airlines também voam para a capital colombiana. Para facilitar o trânsito, e não perder noite em Bogotá, emiti pela web mesmo o trecho Bogotá-Cartagena na Copa Airlines (custo aproximado de R$400,00). Até olhei outras companhias indicadas em blogs, mas as reclamações constantes de cancelamento de vôos me fizeram optar pela principal cia aéra do país. Foram mais 1h e 20 min de vôo até Cartagena. Deixe umas 2hrs pelo menos entre um vôo e outro (a imigração até que foi rápida e a conexão com as malas é feita em uma sala anexa a de retirada de bagagem). Consegui inclusive fazer o web check-in no trecho interno da copa.

Documentos: leve seu passaporte, não é necessário mais visto para brasileiros. A vacina da febre amarela é recomendada, mas se você embarcar em áreas que têm foco da doença (MT, AM, RO,etc), será exigido o certificado internacional da Anvisa.
Se você tiver de gastar umas horinhas no aeroporto de Bogotá entre um vôo e outro, vá ao Crepes & Waffles no andar superior e aproveite esta conhecida rede colombiana com muitas opções deliciosas no cardápio.
Andando por lá
Os táxis em Bogotá rodam por taxímetro e os de Cartagena tem valor pré-definido, 5 mil pesos para o dia em distâncias curtas e 15 mil pesos as longas. A noite, os valores passam para 6 mil e 20 mil respectivamente. Todos informam os mesmos valores, são muito corretos.
Em Bogotá um casal de colombianos nos alertou para não dar moleza com coisas de valor, máquinas fotográficas na região da Candelária ((foto) e assim por diante. Mas não me senti em nenhum momento ameaçada. Em Cartagena, rodei com minha máquina profissional sem problemas, mas evitei as ruas fora da cidade amuralhada à noite por recomendação de uma vendedora local. A única dica, caso não queira ser importunada pelos milhares de vendedores ambulantes, é apenas repetir gracias e seguir seu caminho sem dar oportunidade para estabelecerem um contato visual ou conversa, senão prepare-se para um grupo treinado que deixa nossos vendedores de rede nas praias no chinelo!

Onde Ficar
O ponto forte de Cartagena é sem dúvida a cidade amuralhada. Aqui é onde está tudo, restaurantes, cultura, compras, baladinhas, enfim, se você veio até aqui é para curtir cada pedacinho deste lugar histórico. Portanto, nem pense em se hospedar em um dos hotéis de redes americanas, com cara de Miami, em Boca Grande ou Boquilha. As praias aqui são xexelentas, com areia escura, mar escuro e muitos ambulantes, então não há por que ficar próximo delas. Mesmo que o preço seja melhor.

Já a cidade amuralhada está sendo invadida por hotéis boutique super lindinhos e chiques. Um melhor que outro, difícil até escolher. Eu visitei alguns, conheci outros na minha busca na web quando ia para lá e fui conferir in loco, e deixo uma boa lista. Mas se você for fazer uma pesquisa, certamente encontrará outras boas opções.

Sofitel Sta Clara (hotelsantaclara.com)- segundo a guia que nos levou para percorrer as ruas históricas da cidade, aqui foi um convento das Claríssimas (inspirou uma personagem de Gabriel Garcia Marquez) e depois de desativado se transformou no morgue da cidade até ser comprado pela rede francesa e transformado em hotel de luxo. Visitei seu interior e sem dúvida, muito charmosas e super bem localizado. Sua piscina no terraço tem vista para a muralha e mar, o restaurante serve um brunch delicioso (dá para ir lá comer mesmo não estando hospedado) e o bar tem uma programação variada para bons drinks e balada (também dá para frequentar não estando hospedado). Claro que tudo tem um preço... mas se o seu bolso não permitir a hospedagem aqui, reserve um day use (as vezes sem custo) e vá curtir umas horas de sol na piscina.
Hotel Boutique Arsenal (arsenalhotel.com) - hotel design, com quartos super descolados (um quê de GLS) e varandas balcão, fica no bairro histórico de Getsemaní, na rua de mesmo nome onde estão praticamente as principais baladas noturnas da cidade (uma ao lado da outra). Como fui em pleno feriado de carnaval colombiano, posso grantir que os quartos são silenciosos e a localização é muito boa para você visitar a cidade amuralhada (5 min caminhando) e sair à noite. O staff super atencioso, o quarto muito amplo (quarto, sala, varanda), e o estilo cool da decoração me agradaram. Ótimo custo-benefício (em torno de R$ 240,00).

Casa Blanca B&B (casablancabyb.com)- um hotel boutique super legal e também muito bem localizado na cidade amuralhada. Suas áreas internas claras com jardim tropical e piscina são super convidativas (foto).

Casa de Pestagua (casapestagua.com)- este também visitei e adorei esta antiga residência de um nobre espanhol. Pé direito alto, decoração charmosa, spa, enfim, uma ótima opção e fica pertinho da escultura do Botero que está na praça mais animada da cidade amuralhada.

L&M (hotel-lm.com)- este é de luxo com apenas 07 quartos, super sóbrio na entrada, mas com jeito de ser chiquérrimo no interior. Bem localizado na cidade amuralhada.
Charleston Sta Tereza - olhei errado o mapa e acabei não escolhendo este hotel, que fica sim dentro da cidade amuralhada, coladinho na muralha e no seu entorno há cafés e lojas super descoladas para frequentar. Um dos hotéis de luxo da cidade histórica.
Anandá (anandacartagena.com) - hotel boutique com 23 suítes chiquérrimas, com banheiras, decoração contemporânea além de um terraço com piscina super gostoso (foto).
Casa Lola (casalola.com.co) - fica também em Getsemaní, uma casa totalmente restaurada por um arquiteto espanhol com decoração super transada.


O que fazer

Não preciso dizer que fui todos os dias para a cidade amuralhada. Em dias nublados, fui de dia (o calor lá em novembro era de 30°). Nos ensolarados, depois de passar o dia nas ilhas, ia caminhar final da tarde para um drink na muralha e visitas às lojas, ou à noite para jantar em um dos inúmeros restaurantes recomendados. Por isso, a minha recomendação é que você reserve bastante tempo na sua agenda para percorrer com calma cada cantinho da cidade histórica. Eu, inclusive, contratei uma guia formada (fazem faculdade para isso lá) para conhecer os detalhes da história da cidade, de seus habitantes ilustres, a arquitetura e os melhores lugares para comer e comprar.

Tour Guiado na Cidade: a minha busca foi no tripadviser, contatei duas, mas a mais recomendada de fato se mostrou mais adequada ao perfil que eu queria de passeio - 3 horas de caminhada, explicações em inglês ou espanhol, só para eu e minhas amigas. Nada de van, grupos de cruzeiros e aquele tipo de guia que leva vc para restaurantes e lojinhas... A Marelvy Peña só faz tour com grupos pequenos e este que fizemos, o Tour  do Crepúsculo, é o mais recomendado dela. Pessoa boníssima, super informada, incrementou nossa caminhada com os personagens do Gabriel Garcia Marquez e os locais que o inspiraram. Perfeito! Contatos: http://www.tourincartagena.com ou através do email marelvy@gmail.com

Visitar Outros Pontos Históricos: o Castillo San Felipe de Barajas teve parte de sua construção utilizada na arquitetura das casas da cidade amuralhada. Mas sua recuperação a partir de 1928 conseguiu reerguer com perfeição essa amostra da estratégia bélica que protegeu por séculos a cidade. Aqui, a cidade ganhou uma batalha contra uma frota de 185 embarcações inglesas (26 mil homens contra 5 mil). Além de tours com guias contratados no local, dá para alugar o auto-guia e percorrer suas galerias internas e construções. O Convento La Popa fica no alto do monte mais elevado da região e permite uma boa visão de toda baía, além de ter no seu interior uma igreja ornamentada em ouro que foi  toda restaurada e vale a visita.


Passar o dia em Ilhas no Caribe: pois é, Cartagena não tem praias bonitas, mas a 1h de barco (lancha rápida) você pode desfrutar de um dia em um resort nas Islas Rosário, ou escolher passar o dia na Playa Blanca com suas areias finíssimas e mar verdinho. Eu recomendo fazer os dois, pois as Islas Rosário tem ótimos pontos de snorkelling, mergulho com golfinhos, além de poder aproveitar da infra-estrutura do resort. Já a Playa, guarda ainda um estilo rústico, com suas cabanas de palha, nada de construções e aquele mar igual ao de Aruba. Eu segui a sugestão do meu gerente (e deixei de lado as recomendações do Tripadviser) e fui passar o dia no Resort Isla del Sol (só me conformei com a escolha qdo vi o Almir Slama no nosso barco, pois certamente ele teve acesso a outras boas recomendações e escolheu este também).
  

A localização é excelente, dá pra ir rapidinho de caiaque mergulhar na melhor área de corais das ilhas, mas de resort... só o nome. Bem rústico, com uma prainha pequena em frente. O preço de  75 mil pesos colombianos incluiu a lancha rápida e almoço. Para sair para os outros passeios no Oceanário, trilhas e snorkelling, tudo é pago à parte.

Voltando a recomendação do Trip, o Hotel San Pedro Majagua (http://www.hotelmajagua.com/) é uma extensão do Sofitel  Sta Clara e tem sim uma estrutura bem legal, caso você se anime a pernoitar aqui. O dia com almoço e transporte ficava em 145 mil pesos colombianos.
Caso esteja em um grupo maior, minha dica é alugar uma lancha rápida (550 mil pesos com dois motores) e fazer o seu roteiro nas Islas, incluindo tbém a Playa Blanca. Pontos legais de conhecer: Isla del Pirata, Isla del Encanto, etc.

Chegando nas Islas há varios passeios para fazer. Recomendo o snorkelling (se estiver no Isla del Sol, vá de caiaque mesmo e deixe ele na prainha que fica do lado do ponto de mergulho) e o passeio ao Oceanário vale para interagir com os golfinhos (minha irmã fez o passeio). Eles ficam livres em uma baía e você entra na água com os bichinhos, faz carinho, dá comida e pode até nadar. Há ainda trilhas e passeio de caiaque em manguezais, se você gostar do estilo. Como vejo isso toda hora em Floripa decidi curtir a praia mesmo.

Para a Playa Blanca (foto) há diversas lanchas que saem do molhe turístico (ao lado da saída da Torre do Relógio e do Centro de Convenções). Você pode pagar só o transporte ou ir passar o dia no Resort Decameron Barú que fica lá também. Custo só do transporte de 55 mil pesos ida e volta.

Compras: não achei os preços muito atrativos, mesmo o câmbio sendo praticamente 1000 pesos para 01 real. Para comprar as famosas esmeraldas colombianas, esperei a guia me levar em lojas confiáveis. Ela indicou a rede Joyeria Caribe (joyeriacaribe.com), com uma grande loja em Boca Grande e outra na cidade histórica. Para souvenirs, há o mercado Bovedas (uma antiga prisão), próximo ao Hotel Sofitel Sta Clara, com diversas lojas. Mas como é difícil descobrir o que é de lá e o que veio da China... a minha dica é você ir na última loja onde há peças de artesanato local como as caixinhas em madeira de uma artista local e de nome Orgânica, além de outras peças atrativas e bem feitas. O chapéu Panamá tem em todo lugar, mas o verdadeiro tem print na etiqueta interna e é super maleável (dá pra dobrar sem quebrar as fibras). Na cidade histórica a loja .... tinhas as famosas caixinhas, semi-jóias que reproduziam peças do Museo del Oro e outros itens interessantes. O café, deixe para comprar no freeshop pois a polícia pode querer abrir antes...
Todas as compras feitas com cartão de crédito têm direito a reembolso do imposto. Guarde a Nota Fiscal e o ticket do cartão. No aeroporto, depois de ter seu cartão de embarque, dirija-se ao guichê específico para preencher um formulário e deixar as notas e tickets com eles. Despesas com restaurantes e hotéis não entram, mas todas as demais sim. O reembolso é feito no cartão de crédito informado. Reserve uns 30 minutos para esta  função.

Boca Grande: seus prédios envidraçados e brancos lembram South Beach Miami ou Fort Lauderdale. É a área nova na cidade, mas suas praias não compensam passar o dia lá. Vá para caminhar na orla de dentro da lagoa no final de tarde e para um café no Juan Valdéz que há neste bairro. Não cheguei a olhar as lojas e restaurantes, preferi ficar no centro histórico.

Tourists Traps: pois é, tem em todo lugar, mas aqui como há uma grande população dependendo só do turismo é bom estar atento. Não recomendo ir a Boquilla na praia se for baixa estãção lá, pois além de deserta e sem graça fica próximo a uma área pobre da cidade e o pessoal fica esperando os turistas chegarem para ganharem comissão ao levarem o táxi a algum chiringuito de praia. Além disso, cuidado ao andar nas ruas fora da cidade amuralhada tarde da noite carregando valores. O táxi é super barato e não precisa arriscar. Os passeios de catamarã lotados e com rumba tocando demoram uma eternidade para chegar às Islas e Playa Blanca e são o típico programa de índio... Somando-se a estes, a tal visita para um Volcano para banho de lama. Vi a foto do vulcão e certamente é um programa dispensável.

Onde Comer

Desconfio que Cartagena é o pólo gastronômico da Colômbia, de tantas opções, bistrôs e restaurantes premiados nestes poucos kilômetros quadrados da cidade amuralhada. As dicas aqui garimpei em blogs, visitei, li guias locais, consultei colombianos (super simpáticos e solícitos) e até a guia que contratei acrescentou outras opções. Portanto, provavelmente vai faltar dia para visitar tantas opções, mesmo que você consiga almoçar e jantar todos os dias...

La Vitrola (Calle Baloco): este é considerado o melhor restaurante da cidade. Mas as reservas já ficam lotadas praticamente 2 meses antes. A saída é você fazer como eu, ir para o almoço pois neste horário não há problemas em conseguir uma mesa. Comi um filé de peixe à La Vitrola, delicioso. Não se preocupe, o almoço não fica mais do que 80,0 reais p/p.
El Santíssimo: descolado, fica ao lado do Sofitel Sta Clara onde você pode ir ao lounge El Coro tomar um drink antes do jantar. Sua proposta é uma fusion cuisine com as receitas caribenhas. Foi aqui que conheci um casal de colombianos que atestou que este está entre os melhores restaurantes da cidade.

La Cevicheria (Calle Stuart): recomendado em guias e blogs, fui lá provar um verdadeiro menu degustação de ceviches. Pequeno, mesinhas ao ar livre (fica ao lado do Bovedas Sta Clara), sua especialidade é o Ceviche com 03 tipos diferentes de molho (sabia que há até de manga?). Vale a visita. Aqui descolei a receita com o chef para o próximo post.

Crepes & Waffles : ótimo para um lanche fora de hora, você terá dificuldades em escolher o seu crepe ou waffles entre tantas opções deliciosas. Prove com um dos variados cafés que a casa oferece. Fica pertinho do La Vitrola na Calle Baloco (dá pra comer a sobremesa lá).

Gelateria Paradiso (Calle del Estanco del Tabaco): segundo a guia, é uma gelateria boutique que não utiliza ingredientes artificiais. Charmosa, merece a sua visita em uma tarde calorenta de visita pela cidade antiga.

Casa del Socorro: cuidado, há muitas outras Socorro na cidade, mas o verdadeiro restaurante típico fica em Gtsemani (foto), e tem exatamente este nome. Aqui os pratos são típicos e todos acompanham os plátanos e o arroz de côco (diferente do thai, este usa côco queimado e é adocicado). Provei os camarões gratinados à moda da casa, muito bom!

Café San Pedro: este fica na plaza San Pedro Claver, em frente à Igreja. Com mesas ao ar livre, foi muito bem recomendado pela minha guia, mas não sobrou tempo de conhecê-lo.


Juan Del Mar: na Plaza San Diego, são 03 restaurantes desta rede local. Fui no Juan del Mar (foto) original e provei (adivinha?) o Ceviche da Casa, delicioso! Mas o casal de colombianos recomendou o outro, o Jual del Mar Mesa Peruana, como sendo o melhor. Há ainda o Pizzeria Gourmet para quem não quer se aventurar por outros sabores...

8-18 (Calle Gastelbondo): muito bem recomendado, descrito como um restaurante contemporâneo que mescla os sabores mediterrâneos e caribenhos. Infelizmente não deu tempo de conhecê-lo.

Mila (Calle de la Iglesia): esta deliciosa confeitaria oferece um brunch, além de muitas opções de tortas e doces. Abre a partir das 8:00hs.

Krioyo (Calle de la Mantilla): este eu visitei e achei a proposta do lugar super legal. Fica nas ruínas de uma antiga casa, com ambientes super transados e uma fonte acolhedora no meio. A comida é cartagena, bem típica e com opções também de ceviche.

El Marqués (Calle Nuestra Sr. del Carmen): fui visitar esta antiga residência que hoje é um hotel boutique com a guia . O proprietário nos levou até uma adega antiga onde foi descoberta uma pintura de mais de 150 anos (foto) e lá eles montaram uma mesa linda para refeições para grupos fechados. Se você está pensando em aproveitar o clima romântico da cidade para um jantar de noivado ou de celebração, aqui além de exclusivo é super romântico. Quem atende é o restaurante anexo ao hotel, de comida peruana (super na moda!)

Café Juan Valdéz: é uma rede colombiana de cafés, tipo starbucks. Gelados, quentes, granizados, enfim, dá para se esbaldar com tantas opções. Há um em Boca Grande e outro na cidade histórica em frente à praça da Universidade de Cartagena.

Onde Badalar
Café del Mar (baluarte de Sto Domingo): fica sobre a muralha, com vista para o mar. Ótima opção para apreciar o final de tarde degustando um drink ou, após as 23hs, sair para uma baladinha light de música eletrônica.

Salsa e Rumba: se você quer visitar lugares típicos para dançar salsa e rumba, o Tu Candela e o Donde Fidel ficam bem ali no Portal de los Dulces em frente a Torre do Relógio. O Café Havana, no Getsemani, também é super típico (em cima dele há um ótimo restaurante italiano que tem massas frescas deliciosas e pratos super baratos para um jantar antes da balada).

Baladas: há tanto na cidade histórica, como a Babar (ao lado do hotel Sta Tereza), e na Calle Arsenal em Getsemaní, como a típica Mister Babilla e a Casa de La Cerveza, dentre muitas outras.

Parada em Bogotá

Se os seus vôos exigirem uma pernoite na cidade, minha dica é se hopedar no Ibis Museo (http://www.accorhotels.com/), bem equipado e muito bem localizado, além de ótimas tarifas ( 137.000,00 pesos). Na cidade, vale a pena visitar os prédios históricos da região da Candelária (tem uma oficina de turismo com tour guiado gratuito todos os dias às 14hs). Ali pertinho fica o imperdível Museo Botero, com muitas obras deste famoso pintor e escultor colombiano (famoso por pintar gordinhos) e a uma pequena corrida de táxi o também imperdível Museo del Oro.


Para sair a noite, o André Carne de Res agora tem uma filial na Zona T, onde há também um restaurante típico para você provar o Ajillo (sopa cremosa típica) e a Água de Panela (bebida feita com rapadura), o ...

A subida de funicular ao Montserrat é vertiginiosa e dá uma vista linda de toda a cidade. A minha única frustração é não ter encontrado (mesmo perguntando para os locais) um café charmoso para degustar mais alguns cafés colombianos deliciosos.

Siga para o aeroporto 3hrs antes, pois aqui eles embarcam bem antes as pessoas e o Freeshop tem diversas lojas, tipo um mini-shopping. Você terá de passar no guichê 19 com o seu passaporte para não ter de pagar o imposto de permanência. Veja em Compras as dicas para reembolso do imposto.

Divirta-se!

9 comentários:

  1. Oi, Anna, descobri por acaso o seu blog e AMEI. Parabéns !! Estou programando ir para Cartagena e San Andres agora em Junho e por isto tenho lido muito sobre lá, o que visitar, onde ir, onde ficar, etc. Suas dicas são ótimas e vou procurar segui-las direitinho. Por acaso vc. conheceu um Hotel chamado Dom Pedro de Heredia? Me indicaram mas estou com receio de que não seja na cidade amuralhada. Vc. pode me ajudar ? Um beijo e mais uma vez Parabéns. Vou ser sua
    leitora assidua.

    ResponderExcluir
  2. Oi, fui conferir a localização do Dom Pedro de Heredia e está mesmo na cidade histórica, dentro das muralhas.
    Este hotel não tive a oportunidade de visitar, mas parece estar bem avaliado no tripadviser. De qualquer modo, confira a tarifa nas opções que listei, pois eram muito charmosas.
    Boa viagem, vc vai adorar Cartagena!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana, pretendo ir a Cartagena e St Andres em Julho deste ano. Vou comemorar meu aniversario de 50anos e vou com meu companheiro.Nao gosto de comprar pacotes turísticos em agencias.Achei suas dicas bem legais.Sou uma pessoa jovem de espirito gosto de baladas, de dançar , boa comida, fazer amigos. Tenho procurado um hotel boutique q realmente marcasse essa viagem, mas na queria algo muito caro. Fiz uma pre reserva em St Andres mas achei caro a diária 870reais com cafe da manha somente. E num hotel boutique. Continuo procurando algo lá tipo pé na areia. Em Cartagena teria algo a sugerir? faust_rangel@hotmail.com.
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Oi Fausto, San Andrés e Cartagena são destino igualmente lindos e interessantes, mas bem distintos. Em San Andrés há uma infra-estrutura menor, mas praias lindas e o foco lá é o mergulho (informações quentinhas da minha prima que passou o réveillon por lá). Ou seja, uma ilha bem parada, com hotéis beira de praia. Já Cartagena oferece um roteiro cultural e gastronômico bem interessante e já tem uma ótima infra-estrutura, mas não espere nenhum hotel beira de praia que valha a pena, pois as praias lá não se comparam com as de San Andrés. Areias cinzas, o mar não é claro, nada que lembre muito o caribe. Por isso, os passeios para as Islas Rosário onde é possível curtir um mar verdinho e transparente. Até coloquei um hotel nas Islas como opção, mas não recomendo passar todos os seus dias por lá. Acho que vc e seu companheiro vão curtir mais ficar na cidade amuralhada, em um dos charmosos hotéis boutique, sair para jantar todas as noites e ir de lancha alguns dias para Playa Blanca ou as Islas Rosário se bronzear.

    ResponderExcluir
  5. Ana, parabéns pelo blog, é muito informativo e agradável de ler. Andei lendo sobre Cartagena e vi que o bairro de Getsemani pode ser um pouco perigoso e decadente. Procede? Fico imaginando em gastar uma nota para ficar em um hotel 5 estrelas com tanta coisa legal para fazer do lado de fora do hotel...

    ResponderExcluir
  6. Anna, seu post é um dos melhores que já li sobre Cartagena. Irei para lá em 20 dias e gostaria de te fazer algumas perguntas:

    1) Você se lembra onde contratou o passeio para as ilhas (principalmente da del Sol)? E quanto custou?

    2) Você recomenda o passeio no castillo, mesmo levando em conta que estarei com uma criança?

    Obrigado pela ajuda! Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  7. Olá Anna! Você lembra se precisou apresentar algum certificado de vacinação na sua viagem a Colombia? Estou indo dia 09/07/2012 e acabei de lembrar desse detalhe... :)

    ResponderExcluir
  8. Oi Anna! Tudo bem? Irei para Cartagena também e gostaria de ir às Ilhas Rosário. Você saberia me informar quanto é para nadar com os golfinhos?
    Obrigada.
    Aline.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde!Cheguei hoje de Caratagena.É uma mistura das cidades históricas de Minas , Olinda e Búzios.Moradores locais muito amáveis e prestativos.Tudo muito limpo e cheiroso no que diz respeito aos hotéis e restaurantes.Recomendo e muito todos os restaurantes do badalado Sofitel Santa Clara.Hospede-se lá ou em quaisquer hoteis boutique dentro das muralhas.Escolha um com piscina , pois o calor é grande.Caso prefira fazer o seu jantar em casa ,hospede-se no San Diego Suites que é excelente.As praias da cidade e as ilhas são passeios que não precisam ser feitos.As ilhas do Rosário e Barú , além de não terem nenhuma infra-estrutura, são sujas , com cachorros defecando na praia e muita , muita gente local.A desigualdade social neste lugar é tão grande que não da para aproveitar o visual vendo tantos nativos lhe implorando para comprar algo ou massagens.É trste.Realmente ,há muita pobreza.In suma , Se você precisa gastar milhas que estão espirando ou achar alguma promoção conheça Cartagena , principalmente pela cultura ( Gabriel Garcia / Fernando Botero ), pelo povo e gastromia.Pelas praias...escolha outro destino do Caribe ou vá para praia do espelho em Trancoso que além de linda..é super limpa e sem o assédio dos moradores locais e desigualdade social tão gritante.

    ResponderExcluir

Compartilhe aqui aquelas dicas especiais que você trouxe na bagagem...