Quem sou eu

Minha foto
Santiago do Chile, Chile
Viajar é meu esporte favorito, mal chego e já estou planejando qual será o meu próximo destino. Depois de trabalhar por mais de uma década na gestão de marketing em uma multinacional em Floripa, e passar um ano sabático explorando novos sabores, culturas e lugares, vim morar em Santiago do Chile. Espero que minhas experiências sejam úteis e instiguem amigos e desconhecidos a desbravar novos e deliciosos destinos.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Arroz de Polvo de Pipa

Este prato eu tive o prazer em comer pela primeira vez no bistrô que descobri no costão que separa a Praia do Amor da Praia do Centro em Pipa/RN.
Não me lembro de certeza da nacionalidade do chef que comandava este simpático restaurante, com poucas mesas em uma varanda debruçada sobre as piscinas naturais em frente, mas a recordação dos aromas e sabor deste prato estão até hoje vivos em minha memória.




Por isso, a receita que escolhi para acompanhar o post Natal e Pipa (http://www.viagemcomgosto.blogspot.com.br/2011/10/natal-e-pipa.html) não poderia ser outra e espero que vocês gostem.

Ingredientes

1 polvo médio
1 cebola cortada ao meio
2 ramos de alecrim
2 cebolas cortadas em tira
2 cabelas de alhos picadas
3 xícaras de chá de arroz lavado
1/2 xícara de vinho branco seco
3 tomates sem pele e sem sementes picados
sal a gosto
pimenta do reino moída na hora
1/2 de salsinha picada

Modo de Preparo

Há duas maneiras de cozinha um polvo para fazê-lo ficar macio. A que testei e deu certo é colocá-lo para ferver em uma panela com um nabo de tamanho aproximado, quando este estiver cozido, o polvo estará no ponto. Nesta receita, acrescente na água de cozimento a cebola cortada ao meio e os ramos de alecrim. Se já tem experiência com a panela de pressão, o cozimento será de aproximadamente 8 minutos  após o início da pressão (não precisa usar o nabo).
Depois de cozido, pique o polvo e reserve o caldo.
Em um panela, doure a cebola e o alho picados (o alho sempre depois para não escurecer), acrescente o polvo picado e o arroz lavado e despeje o vinho deixando evaporar. Em seguida, coloque o caldo na quantidade para cozinhar o arroz (se necessário, acrescente mais água) e o tomate, corrigindo o sal e moendo um pouco da pimenta. Quando o arroz estiver macio, salpique a salsinha e está pronto para servir.

Este prato é tipicamente mediterrâneo e combina bem com um vinho branco fresco e de características cítricas, preferencialmente produzido nesta região como estes italianos da Costa Almafitana e Sicília: Con Vento Sauv. Blanc de Terriccio, Fiorduva D'almafi de Marisa Cuomo, e Regaleali Tasca d'Almerita Sicília.

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe aqui aquelas dicas especiais que você trouxe na bagagem...