Quem sou eu

Minha foto
Santiago do Chile, Chile
Viajar é meu esporte favorito, mal chego e já estou planejando qual será o meu próximo destino. Depois de trabalhar por mais de uma década na gestão de marketing em uma multinacional em Floripa, e passar um ano sabático explorando novos sabores, culturas e lugares, vim morar em Santiago do Chile. Espero que minhas experiências sejam úteis e instiguem amigos e desconhecidos a desbravar novos e deliciosos destinos.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Spaghetti de Abobrinha do Tostex

Tá bom que uma boa moqueca baiana seria uma receita bem típica dos destinos que escrevi no último post (Trancoso, Espelho e Caraíva). Mas não há como negar que a receita que me deixou com água na boca e até hoje traz recordações de Trancoso foi o delicioso spaghetti  feito de abobrinha eu provei no Tostex da Praia dos Coqueiros.

Só recentemente, em Bangkok, encontrei o utensílio perfeito para fazer com que essas tirinhas se parecessem com uma massa verde e, finalmente, pude reproduzir o prato com bastante perfeição em minha cozinha. Se você não tiver o acessório (igual ao descascador de batata, só que ondulado), coloque em prática a sua destreza culinária para cortar a abobrinha em julienne (tirinhas) e mãos à obra! Esta receita fica perfeita para um dia de calor e combina com qualquer dieta saudável.

Spaguetti de Abobrinha com Lagostins Flambados

Massa

4 a 5 abobrinhas firmes
2 cabeças de alho
1 col. sopa de manteiga
Queijo parmesão ou grana padano ralado na hora
Folhas de manjericão fresco
Sal a gosto

Modo de Preparo

Com o instrumento adequado ou uma faca bem afiada, corte a abobrinha ao meio e faça tirinhas bem finas usando todo comprimento do legume (estilo julienne, veja a imagem). Não use o miolo com as sementes. Aqueça a manteiga em uma frigideira ou panela wok, doure levemente o alho e coloque a abobrinha. Mexa até que o legume esteja levemente cozido, "al dente". Cuide pois se deixar muito tempo ela ficará transparente em muito mole. O cozimento é bem rápido.
Retire, salgue, rale o queijo e espalhe folhinhas de manjericão sobre a massa.




Lagostins Flambados
08 Lagostins (se não encontrar pode ser o camarão GG)
Pimenta do reino moída na hora
Sal a gosto
Suco de um limão
5 col de sopa de conhaque
1/2 xícara de creme de leite fresco ou nata

Tempere os lagostins com pimenta, sal e limão e reserve. Aqueça bem a frigideira, coloque os lagostins para dourar por 2 ou 3 minutos, até que estejam bem corados. Regue o conhaque e acenda a chama para flambar (para os novatos, risque um fósforo e aproxime do líquido que irá pegar fogo), qdo a chama apagar, retire os lagostins, acrescente o creme de leite, deixe cozinhar (corrija o sal e pimenta do reino). Retire e monte o prato.

Montagem do Prato

Faça um montinho com a massa de abobrinha, colocando ao lado os lagostins e, sobre cada um, um pouco do molho de creme da frigideira.

Essa quantidade dá para servir até 04 pessoas.

Harmonização

Harmoniza bem com um vinho branco com um leve amadeirado do carvalho, pois é necessário um vinho com certa presença por conta da flabagem com o cognac. Por isso a sugestão é servir um Chardonnay e a minha dica é o Casa Valduga Chardonnay Premium.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe aqui aquelas dicas especiais que você trouxe na bagagem...