Quem sou eu

Minha foto
Santiago do Chile, Chile
Viajar é meu esporte favorito, mal chego e já estou planejando qual será o meu próximo destino. Depois de trabalhar por mais de uma década na gestão de marketing em uma multinacional em Floripa, e passar um ano sabático explorando novos sabores, culturas e lugares, vim morar em Santiago do Chile. Espero que minhas experiências sejam úteis e instiguem amigos e desconhecidos a desbravar novos e deliciosos destinos.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Brugges, a Veneza Belga

Estive em Brugges em após uma rápida passagem por Bruxelas a trabalho e me encantei com essa cidadezinha medieval preservada que fica ao norte da Bélgica, recortada por canais e pontes e que é conhecida como a Veneza do Norte.

Já estive na Veneza original e posso dizer que Brugges tem seu charme à parte, com uma arquitetura típica de Flandres, suas vielas, canais e construções medievais. Sem dúvida, vale a pena passar por aqui, seja no tour de um dia ou se hospedando em um dos hotéis históricos da vila. Desde 2000 a Unesco incluiu esta cidade como patrimônio histórico da humanidade e, portanto, você não deve deixar de conhecer o segundo ponto turístico mais visitado da Bélgica.

Por isso, no seu último dia em Bruxelas, deixe suas malas no guarda-volumes da estação e vá curtir uma pequena vila que parece que parou no tempo.
Chegando lá:

Na estaçãode trem de Bruxelas "Brussels South Train" partem os trens em direção à Oostende que é a direção da estação de Brugges, que fica a pouco mais de 1h de viagem. A rede de trens que atende esse região é a Thalys (http://www.thalys.com/). Mas também é possível chegar lá com trens que partem dos principais países como Inglaterra, Holanda, Alemanha, Itália, Suíça, França e Espanha, e há conexões para lá a partir de Vienna e Praga.

Para consultar os horários de trem na Bélgica - http://www.b-rail.be/main/E/
Descendo na estação de trem Brugges, a cidade histórica e seus canais ficam a poucos metros de caminhada, ladeando o rio e seus corredores de árvores. Alguns turistas alugam bikes, mas eu diria que não é necessário, apenas siga o fluxo.


Um pouco de história:
A primeira ocupação de Brugges foi pelos gálicos-romanos há mais de 2 mil anos. Em 270 os germânicos ocuparam a costa e a cidade se tornou uma fortificação que, na geografia da época, ficava à beira do mar.

Nos séculos seguintes, esta vila se tornou um importante porto de comércio do norte da Europa, sendo seu nome inclusive uma variação do antigo dialeto flemish onde "Bryggja" signficava porto de desembarque.

Depois de uma tempestade modificar a costa no ano de 1134,  Brugges ainda continuou conectada ao mar até meados do séc. XV e neste período se consolidou como uma cidade rica e bastante urbanizada para os padrões da época. Boa parte de sua rica arquitetura reflete esses períodos áureos, que nos séculos seguintes enfrentou guerras, pestes e passou por uma leve revolução industrial, permanecendo com sua vocação marítima.

Onde ficar:

Se é para se hospedar lá e curtir a noite nas ruas e nos tradicionais pubs belgas, a minha sugestão é escolher um hotel típico e histórico na cidade velha mesmo. Consultei alguns guias pra conhecer opções e avaliações e as minhas dicas são:

Best Western Premier Hotel  Navarra (http://www.hotelnavarra.com/): esta antiga residência que hospedou o imperador da Áustria e data do ano de 1600 foi transformada em um hotel charmoso, que possui todas as facilidades exigidas atualmente, mas com ambientes e jardins que remontam a época áurea de Brugges. Fica próximo ao centro histórico e seus quartos têm preços a partir de USD 176,00.
Relais & Chateaux Heritage Hotel (http://www.hotel-heritage.com/): escolhido pelos viajantes do Tripadviser em 2009, este hotel charmoso fica na área central da cidade, com quartos super românticos e sua decoração ítalo-francesa, fica apenas a 50 mts da praça do mercado. Suas tarifas começam em USD 248,00 para casal.




Hotel de Tuilerieen (http://www.hoteltuilerieen.com/) : considerado um dos melhores de Brugges, faz parte da rede "Small Luxury Hotels in the World", hospeda presidentes e celebridades, tendo o designer Pieter Porters criado ambientes luxuosos (foto) e interessantes. Apesar de toda sofisticação, é um 4 estrelas com preços a partir de USD 180,00 por noite. Uma pechincha para tanta mordomia! Ah, fica bem localizado também e tem serviço de  transporte para a estação de trem.

Hotel Relais Bourgoundish  Cruyse (http://www.relaisbourgondischcruyce.be/): em um dos pontos mais cênicos da cidade, no encontro de canais, este hotel boutique da rede "Lengedary Boutique Hotel" tem seus 16 quartos decorados com papéis de parede Ralf Lauren, tapetes persas e cadeiras Luiz XV. Sua administração familiar não encoraja pets, fumantes e crianças. Preços a partir de USD 213,00.

Hotel Orangerie (http://www.hotelorangerie.be/) : para sentir-se em Veneza mesmo, este hotel que também faz parte da rede "Smal Luxury Hotels in the World", fica à beira do canal e tem todas as facilidade de um 5 estrelas. Seus quartos são igualmente românticos e fica na cidade antiga, muito bem localizado. Tarifas a partir de USD 300,00

Passeios Sugeridos:





O melhor de Brugges é fazer roteiros por suas ruelas e canais. Você pode comprar um guia de atrações em uma das lojas de souveniers ou procurar um mapinha indicativo no Tourist Office que fica na estação mesmo. Mas, se quiser algum roteiro sugerido, segue uma boa opção http://www.in-bruges.co.uk/walking-tour-in-bruges/walking-tour-in-bruges.html, com mapa e atrações para que você percorra os principais pontos da cidade antiga.

Dá para conhecer Brugges caminhando facilmente, mas há opções de tours de barco pelos canais, de charrete e até há mini-bus tourísticos (totalmente dispensáveis).





Veja o que você não pode deixar de conferir nestes circuitos:

1 - Rede de canais: com um passeio de barco ou apenas ladeando os canais, não deixe de admirar as construções, belas pontes, jardins escondidos e toda a beleza que faz desta vila a Veneza do Norte. Para encontrá-los, siga a direção da Dijver Street. Se você quiser ver o cenário mais famoso da cidade, o Quai de Rosary (foto), onde o encontro dos canais e casario nos brinda com um lindo cartão postal, deve seguir a direção da Rozenhoedkaai Street.

2 - Minnewater: este lago canalizado com um cenário lindo além de romântico, permite uma panorâmica da cidade.

3 - Burg e City Hall: com construções medievais do Séc XIV, este quarteirão é uma das principais atrações da cidade e mantém bastante a sua arquitetura histórica e os principais prédios públicos antigos da cidade como prefeitura, catedral (Holly God), corte de justiça, dentre outros.

4 - Basílica de Holly God: com uma belíssima arquitetura estilo gótico do Séc. XV, esta igreja merece a sua visita (gratuita). Se você fizer mesmo questão de ver as relíquias (sempre desconfio de suas origens), deve visitar o museu em anexo e há uma taxa.

5 - Degustação de chocolate: além de 49 boutiques de chocolates na cidade, há o Museu Choco-Story (http://www.choco-story.be/) que mostra a origem da fruta no méxico até a produção dos famosos pralinés belgas. Não deixe de provar, e levar, esses bombons e trufas artesanais que fizeram o chocolate belga famoso mundialmente.

6 - Lace Museum : outro produto típico é a renda, feita artesanalmente com os conhecidos bilros (iguais aos das rendeiras de Floripa). Neste museu, além de ver as artesãs trabalhando, você conhece todo o  trabalho belíssimo destas rendas belgas (caríssimas, mas se o budget permitir não deixe de trazer uma peça).

7 - Igreja Our Lady e Estátua de Michelangelo: esta igreja de 122 metros de altura e arquitetura medieval que esconde outra relíquia (esta verdadeira) - a estátua "Madonna with child" (1504) de Michelângelo, uma das poucas peças deste artista fora da Itália.

8 - Market Square: rodeada de um belíssimo casario, essa praça é repleta de restaurantes, pubs e brasseries para você parar e degustar uma comidinha em boa companhia. Sua torre altíssima é também um dos símbolos da cidade. Desta praça se você seguir a Steenstraat, a mais famosa rua da cidade, encontrará a melhor área de shopping e souvenir da cidade medieval.

Para mais informações sobre este destino, consulte o site: http://www.brugge.be/internet/en/index.htm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe aqui aquelas dicas especiais que você trouxe na bagagem...