Quem sou eu

Minha foto
Santiago do Chile, Chile
Viajar é meu esporte favorito, mal chego e já estou planejando qual será o meu próximo destino. Depois de trabalhar por mais de uma década na gestão de marketing em uma multinacional em Floripa, e passar um ano sabático explorando novos sabores, culturas e lugares, vim morar em Santiago do Chile. Espero que minhas experiências sejam úteis e instiguem amigos e desconhecidos a desbravar novos e deliciosos destinos.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Peixe Assado na Folha de Bananeira

Eu provei este peixe em diversas ocasiões e lugares. Mas sem dúvida, o pescado fresquinho e o clima de Noronha deixaram esse prato ainda mais especial. Pena que não havia a deliciosa Barracuda na ilha quando liguei para cozinheira que me indicaram (os detalhes estão no post de Noronha) para encomendar um delicioso jantar caseiro.

Facílimo de preparar e pode ser com seu peixe preferido, é uma ótima sugestão para substituir o churrasco, já que fica bem mais gostoso se feito na brasa da churrasqueira. Confira o passo a passo.


Ingredientes

1 peixe inteiro - o tamanho e o tipo você vai escolher conforme o n° de convidados. Pode ser Tainha, Robalo, Barracuda, Anchova, etc.
Suco de 1 limão
Pimenta do reino a gosto (triturada na hora)
Sal a gosto - a fleur de sal dá um toque especial
Cebolinha - 2 maços picados bem fininhos
Ervas frescas: coentro, dill, estragão ou sálvia (escolha a que gostar)
04 Tomates maduros picados em cubos
01 Cebola picada em cubos
Azeite de Oliva

Modo de Preparo

Descame o peixe, tire as vísceras e abra-o pelas costas para que seja retirada a espinha (você também pode pedir ao peixeiro que já prepare o peixe para assar do modo "escalado"). Tempere com sal, pimenta e limão e deixe descansar por algumas horas.

Com a cebolinha, tomate e cebola picados e as ervas escolhidas, prepare um "recheio" para colocar no meio do peixe e também sobre a parte superior, colocando um fio de azeite de oliva extravirgem sobre as ervas. Depois de rechear o peixe, enrole-o na folha de bananeira. Para facilitar o manuseio, depois de limpar a  folha aqueça-a rapidamente sobre a brasa que ficará mais maleável. Pode fechar com palitos ou com um barbante (não use material plástico). Coloque-o na grelha sobre a brasa e deixe cozinhar. O processo é parecido com o do papillote (papel alumínio). Quando o peixe estiver cozido (irá depender da intensidade do fogo e do tamanho do peixe), pode retirar.

Para acompanhar, coloque algumas bananas da terra sobre a grelha também, cortadas em fatias no comprimento, além de arroz branco.

O parto combina bem com um vinho branco geladinho (Sauvigon Blanc ou Chardonnay pouco amadeirado) ou um suco de frutas tropical, como a pitanga. Já que a moda agora é harmonizar pratos com cervejas, tive o prazer em realizar um evento com uma Mestre Cervejeira que indicou a cerveja Pilsner Tcheca 1795 para acompanhar peixes e saladas, ou a espanhola Wit Damm Inedit.




2 comentários:

  1. Faço Tainha na folha de bananeira, porém não tiro nada, pego o peixe inteiro, lavo bem, e coloco sal grosso pela boca, dou um talho no dorso, dos dois lados e coloco para assar, as escamas ajudam a proteger a carne, e a barrigada, depois de assado, vira uma bola, aprendi com um pescador em Angra dos Reis.

    ResponderExcluir
  2. Vcê pode amarrar o peixe com o próprio talo da folha de bananeira ao invés do barbante.

    ResponderExcluir

Compartilhe aqui aquelas dicas especiais que você trouxe na bagagem...