Quem sou eu

Minha foto
Santiago do Chile, Chile
Viajar é meu esporte favorito, mal chego e já estou planejando qual será o meu próximo destino. Depois de trabalhar por mais de uma década na gestão de marketing em uma multinacional em Floripa, e passar um ano sabático explorando novos sabores, culturas e lugares, vim morar em Santiago do Chile. Espero que minhas experiências sejam úteis e instiguem amigos e desconhecidos a desbravar novos e deliciosos destinos.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

A Ecológica Praia do Forte



A Praia do Forte ficou conhecida pelo Projeto Tamar, que começou aqui a sua luta de proteção das tartarugas marinhas em desova na praia. Esta vila de pescadores acabou se tornando inicialmente um destino ecológico e, nos últimos anos, recebeu o investimento de vários resorts e complexos hoteleiros o que transformou a Vila de Santo Antônio em um destino cool frequentado por estrangeiros e turistas de  todo país. Diferente da Costa do Sauípe, onde a praia não é grandes coisas e o destino se resume mais aos complexos hoteleiros, a Praia do Forte tem uma praia belíssima com piscinas naturais visitada por tartarugas, um centrinho super charmoso e está ao lado de outros lugares igualmente lindos como Imbassaí.

Estive lá no feriado de setembro de 2010, para uns dias de sol e relax no resort que foi eleito pela revista Viagem e Turismo como um dos melhores de praia do país - o Iberostar Bahia (nota 4,5 de mais de 400 reviews no tripadviser). A experiência foi ótima e deixo aqui as dicas para vocês aproveitarem um feriado neste destino de sol, mordomia e belezas naturais. Como voltei à este destino em novembro de 2011 e fiquei no Ecoresort, atualizo aqui algumas informações desta viagem fazendo uma comparação de ambos resorts.


A Praia:




Para chegar lá você deve voar até o aeroporto de Salvador. Há transfers que levam você direto para o hotel ou pousada reservados, mas quando eu fiz as cotações saiu mais em conta alugar um carro para todo o período (transfers em torno de R$300,0 p/p ida e volta), e foi o que fizemos. De GPS na mão, pegamos a rota sentido norte para a Praia do Forte, que fica a 56km de capital baiana. Para facilitar a localização, o nome do município onde está esta balneário se chama Mata de São João. Se você escolher pernoitar em Salvador antes de pegar a estrada, fique em um dos hotéis da Praia de Itapuã que facilita bastante pegar a estrada no dia seguinte e é bem perto do aeroporto.

A nossa opção foi ficar no Iberostar Bahia, vizinho do Iberostar Praia do Forte, que fica ainda alguns poucos kilômetros à frente da Vila de Santo Antônio, que é o centrinho da praia e onde estão outras boas opções de hospedagem, entre pousadas e o antigo Ecoresort Praia do Forte que agora pertence è rede Tivoli. Como voltei à este destino em novembro de 2011 e fiquei no Ecoresort, atualizo aqui algumas informações desta viagem fazendo uma comparação de ambos resorts.



É na vila onde está também o Projeto Tamar (foto), que tem visitação e uma área de pequenos tanques onde você pode interagir com as diferentes espécies de tartarugas, tubarões e outros peixes. A lojinha do projeto é uma boa opção para levar lembrancinhas para casa, pois o faturamento é todo revertido para as ações de proteção, além de remunerar os artesãos locais que confeccionam vários dos produtos. A uma pequena caminhada do Tamar você encontra a Alameda do Sol (foto), com vários restaurantes, barzinhos, cafés e lojas, é um centrinho bem charmoso e que lembra bastante a Rua das Pedras em Búzios.





A praia tem piscinas naturais que permitem um mergulho conforme a maré, em algumas áreas um mar para surf, e aqueles lindos coquerais. Na caminhada à beira-mar, é fácil ver as tartarugas marinhas, em tamanhos assombrosos, subir e descer pelas ondas ou comendo nas piscinas. Seus ninhos também ficam ao longo da orla, normalmente demarcados com placas do Tamar, que costuma avisar da sua abertura para que os turistas acompanhem aquelas gracinhas em miniatura caminharem em direção às ondas.




Mas se você quer curtir este destino lindo com mordomia e serviços  ótimos, não pode deixar de  conhecer duas ótimas opções de hospedagem da região: os resorts da rede espanhola Iberostar e o Ecoresort da rede portuguesa Tivoli.



O Complexo de Resorts Iberostar:

Eu escolhi o Iberostar Bahia (http://www.iberostar.com.br/br/hoteis/iberostar-bahia/apresentacao.aspx) com sistema all inclusive por sua pontuação elevada nas avaliações de turistas e revistas, além de gostar da estrutura do resort. Seu vizinho, Iberoestar Praia do Forte, tem uma área comum menos equipada e a área verde não é tão viçosa, apesar de ambos oferecem os mesmos serviços e conforto e o Praia do Forte ter uma carta de bebidas mais premium disponível no all incluse.

Já estive e visitei muitos resorts de praia e, como este, não vi nada igual. O lugar é muito bem planejado, mesmo com lotação máxima no feriado, nada de gente se esbarrando nos corredores, disputando espreguiçadeiras ou lugar nas piscinas. Os salões, praças e jardins com espelhos d'água são lindíssimos, muito bem decorados e cheios de obras de arte naif, lounges e espreguiçadeiras para se largar e relaxar.

A proposta é como estar em um navio. Tem academia (de frente para o mar), spa, 2 complexos de piscinas (um tranquilo e outro com agito em áreas bem distintas do resort), jardins e praças, bares de praia,  lounges, teatro com shows (apresentações mais simples), boate e 4 restaurantes temáticos que somam no total 10 restaurantes que oferecem serviço 24hs de alimentação,  incluindo bebidas como espumante, wisky e todos os drinks e coquetéis que vocês imaginarem...


Para os jogadores de Golf ou tênis, há quadras disponíveis e um complexo com 18 buracos. Enfim, dá pra preencher o dia todo com atividade ou se jogar nas espreguiçadeiras em uma das áreas ou jardins do resort. A noite, um drink no lounge bar, escolher um dos restaurante temáticos para jantar: japonês, mediterrâneo, francês ou grill e depois curtir a boate ou a suíte com mais de 40m² super bem decorados (todas com banheira, sacada e vista para o mar).


Eu adorei a mordomia! Para quem tem criança e bebê, há toda uma infra-estrutura só para eles, copinha, pisicnas e parquinhos além dos recreadores que os mimam até a noite. Recomendo a hospedagem, especialmente para quem quiser ir com a família, o gato ou até com as amigas para um bronze perfeito no sol bahiano.



O que fazer:

Além de curtir as mordomias do resort, a Praia do Forte é uma delícia de ser percorrida a pé, observando as tartarugas nos recifes, localizando seus ninhos nas dunas, mergulhando nas piscinas naturais do Lorde e  Papa-Gente (tem que olhar a tábua das marés, ficam a 1,5km do projeto Tamar). Na Vila de Santo Antônio a Alameda do Sol tem opções variadas de restaurantes, lojas e cafés para uma visita no final do dia, além do Castelo Garcia D'ávila, construído em 1551. Não deixe de visitar e contribuir para o Projeto Tamar, onde você também poderá se informar sobre a abertura dos ninhos. Nas agências locais você encontra também opções de passeios por rios, cachoeiras e reservas naturais da região.


A poucos quilômetros mais ao norte, você pode visitar outro pedacinho do paraíso baiano, que é Imbassaí. Essa praia onde desagua um rio amarronzado, tem várias barracas para passar o dia, além de areias e um mar igualmente idílicos. A sua vila oferece opções para um almoço e, se quiser esticar a estadia, várias pousadinhas charmosas e com preços atraentes.

Eu caminhei pela praia do resort até a vila de pescadores, visitei o Tamar e caminhei no centrinho, provei um camarão ao roquefort delicioso em um dos restaurantes da Alameda do Sol (a receita virá no próximo post), mergulhei nas piscinas naturais, fiquei um tempão observando as tartarugas felizes e livres nas ondas da praia, relaxei em cada cantinho do resort provando deliciosos drinks tropicais e voltei revigorada pra casa.


Onde Comer:


Como o sistema do resort era all inclusive, limitei boa parte das refeições às suas dependências. A minha dica aqui para você aproveitar bem todas as opções gastronômicas do Iberostar é de, logo ao chegar, fazer a sua reserva nos restaurantes temáticos. Conforme a época e o n° de pernoites, você tem direito a um número x de reservas nestes restaurantes. Isso não quer dizer que não possa ir nas outras noites, basta ligar na concierge todos os dias solicitando o seu nome na lista de espera de determinado restaurante. Se ainda assim não ligarem para confirmar, vá no horário das 21hs direto ao restaurante e peça a atendente da lista para colocar o seu nome e aguarde um pouquinho.

Nós não jantamos nenhuma noite no buffet principal, todas nos temáticos. O melhor é o japonês onde eles preparam os pratos nas chapas para cada grupo de clientes em meio a um show de malabarismo dos sushimans (foto), seguido do francês com um ambiente mais sofisticado e pratos tradicionais no menu.
O mediterrâneo e o de grelhados junto à praia não apresentaram nada muito especial, mas ainda assim são uma opção melhor ao buffet. Os almoços ocorrem no restaurante da praia Coqueiro (sempre tem uma baiana fazendo comídas típicas no quiosque ao lado), no bar da piscina (lanches) e, se vc topar colocar uma bermuda ou saída de praia, no restaurante principal onde o buffet de saladas e pratos quentes é muito variado.

Tivoli Ecoresort Praia do Forte

Este foi o primeiro hotel da Praia do Forte e, após a compra pela rede Tivoli, ganhou alas novas e uma reformulação. Este complexo fica espalhado em uma grande área em frente à praia vizinha à do centrinho da Vila. Com amplos jardins e áreas verdes, seus quiosques frente à praia ganham tem termos de localização e conforto em relação ao Iberostar. Meu quarto aqui foi na ala Master, com varandas frente mar no segundo andar. Super charmoso, com uma decoração que privilegia materiais ecológicos como a casca de côco, iluminação cênica e uma deliciosa rede na varanda. Apesar de menores que os do Iberostar, achei mais adequados à proposta da praia e mais charmoso.


A área de piscina é bastante diminuta para crianças e as opções de bares e restaurantes se limitam a um snack bar, dois bares de piscina, um restaurante buffet que serve a meia-pensão e outras 02 opções para almoço, sendo um deles para jantar com reserva. Comparado a mordomia de serviços do Iberostar, são bem menos opções de alimentação. Entretanto, a piscina com borda infinita destinada aos adultos e que fica mais afastada é um espetáculo e a praia em frente muito mais bonita!

Visitei o SPA do Ecoresort e as instalações são ótimas, com três tipos de sauna, jacuzzi com esquema de choque térmico, área de relaxamento e uma piscina extra. Mas para curtir, ou marcando uma massagem (começam em R$135,00) ou pagando uma taxa de day use de R$60,00. Notei que há uma programação de atividades durante o dia no resort, mas nada de recreadores super animados com a criançada como no concorrente.

A minha avaliação entre as duas opções é a seguinte: se você tem crianças, não pense duas vezes e escolha o Iberostar. Casais que não fazem questão do all inclusive e querem um resort charmoso e com maior privacidade, podendo ir para a Vila variar a comida e curtir uma alternativa mais animada para a noite, devem escolher o Ecoresort.

Na Alameda do Sol, no centrinho da Vila, e nas redondezas, há muitas outras opções de restaurantes para variar. Escolhemos o Terra Brasil pelo cardápio, pequeno mas charmoso, e foi nossa última refeição antes de voltar para Salvador e pegar o vôo para casa (a receita estará no próximo post). Foi uma ótima despedida!

Quer saber mais sobre esse destino? Acesse http://www.matadesaojoao.ba.gov.br/guia-turistico/index.php e encontre todas as dicas de pousadas, restaurantes e passeios.

Bom Relax!

3 comentários:

  1. Anna, amei! Super organizado, as fotos estao lindas, continue assim, dando todas as dicas possiveis. Um grande beijo! Larissa

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a descrição. Ficarei numa pousada na Vila, mas interessante ler sobres os resorts e sobretudo, sobre as praias

    ResponderExcluir
  3. Olá meu nome é Fabio de Paula.
    Sou nascido e criado na Praia do Forte, guia local e tenho larga experiencia em criar roteiros autênticos que valorizam a comunidade local. www.praiadoforteturismo.com.br

    ResponderExcluir

Compartilhe aqui aquelas dicas especiais que você trouxe na bagagem...